domingo, 30 de setembro de 2012

QUEM VOTA EM ANTONINA? parte 2, a missão!


Como se vota e quem vota em Antonina? Será isso diferente do resto do Paraná e do Brasil? Às vezes, comendo um pirão do mesmo, deitado numa rede e tomando uma cachacinha – de Morretes, por que não? – pensamos que tudo se resume no mundo entre o alto da Serra e a ilha do Teixeira. Não nego que esta porção do mundo tenha sua particular poesia, mas estes sentimentos estão mais para a metafisica do bagre com farinha (ou do bacucu, claro está) do que para a realidade nua e crua.
Na minha idiota sina de perseguir alguma objetividade, os eleitores antoninenses, segundo o grau de instrução segundo o TRE-PR (aqui), estão mostrados na figura abaixo.
escolaridade dos eleitores da Deitada-a-beira-do-mar em 2012 (fonte:TRE)


Pela figura, pode-se ver que a maior parte dos eleitores da Deitada-a-beira-do-mar são as pessoas que tem ensino fundamental completo (40%). Se contarmos estes eleitores com ensino fundamental incompleto mais os eleitores analfabetos e os que leem e escrevem, temos um total de 58% do eleitorado.
Os eleitores com ensino superior completo e incompleto fazem um total de 4% do eleitorado, enquanto que os eleitores com ensino fundamental completo e com ensino médio completo e incompleto fazem os outros 45% do eleitorado capelista.
O que isto quer dizer? Quer dizer que Antonina não é diferente, no fundamental, que o eleitorado do Paraná, tomado como um todo (ver figura abaixo). A grande diferença é que o estado tem uma porcentagem de eleitores com ensino superior na faixa dos 10%, contra somente 4% dos bagrinhos. O demais é bem parecido.
Escolaridade dos eleitores do Paraná em 2012 (fonte:TRE)

De novo a pergunta: o que isso quer dizer? Em termos de eleição, acho que não muita coisa. Pessoas com menos escolaridade tendem a assimilar um discurso mais simples, que não quer dizer que não saibam o que querem, nem que não saibam votar. Seria muita prepotência ou muita ingenuidade achar que eleitores com menos escolaridade não sabem distinguir bem o que querem e o que não querem. Pensamento de tucano paulista, um tipo elitista e prepotente que não existe abaixo do rio Paranapanema. Os tucanos da margem esquerda do Paranapanema são só toscos e/ou ingênuos.  Menos mal, causam menos estrago.
Talvez estes dados signifiquem, por outro lado, que precisamos melhorar estes índices de escolaridade. Uma população mais escolarizada tem renda melhor e vive melhor. Tem mais crítica e sabe distinguir melhor o que quer, pois tem mais facilidade de escolher diferentes opções que são colocadas.
Por isso, uma politica de educação não deve estar centrada só em consertar escolas, como vemos em alguns manuais de campanha “pelusos”. Temos que ter politicas sérias de valorização de professores, mas não essas aí, genéricas, pra boi dormir. Só quando a educação for realmente prioridade as coisas mudam. Será que os políticos aguentam o tranco de uma nova multidão esclarecida desafiando seus pobres mandatos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário