sexta-feira, 7 de setembro de 2012

SERÁ QUE É ISSO MESMO?


Nelson Gonçalves, nosso grande teatrólogo e filosofo do cotidiano, nos advertia sobre os idiotas da objetividade. Números por números são só abstração, é o nada vezes nada. Os tecnocratas, aqueles que ficam especulando com os números como se aquilo fosse a expressão da realidade, estão entre os grandes pesadelos de nossa ainda incerta República. E o contrário também é verdade, como diria meu guia espiritual, pai Zinho de Obatalá. Pois existem muitos mais mistérios entre o céu e o Tucunduva do que sonha nossa vã especulação.
Acordei hoje meio especulativo. Abri o computador e olhei minha agenda. Um horror. Estava com muita coisa pra fazer: provas, aulas, o escambau. Porem, em vez de perder meu tempo com estas coisas vãs, resolvi dar uma olhada nos dados eleitorais da Deitada-a-beira-do-mar. Tem coisa melhor? Ter tem, mas cada um com sua tara, não é? Descobri algumas coisas interessantes, que quero compartilhar com os meus dezessete fiéis e sagazes leitores.
Em primeiro lugar, uma coisa que muito me impressionou: o nosso numero de eleitores é praticamente igual ao numero de habitantes. Se o ultimo censo do IBGE estiver certo, temos por volta de 17 mil habitantes. Pelo TRE-PR, temos hoje aptos para votar 16155 eleitores. Qualquer um que anda pela cidade num dia comum sabe que a conta não fecha.
Ou seja, tem muita gente que não mora mais no eixo da galáxia, no lugar mais interessante do Universo: moram em Paranaguá, Curitiba, Estados Unidos, Europa, França e Bahia. Outros, mesmo afortunados, moram aqui em Barão Geraldo, distrito de Campinas, no meio desta seca danada, o ar cheio de fuligem de queimada de cana. Mas, como ia dizendo, estes bagrinhos no exílio, por preguiça ou por amor à terra natal, continuam com o titulo de eleitor capelista. É um contingente nada desprezível, impossível de saber ao certo: umas cinco, seis mil pessoas?

Eleitores aptos e votantes da deitada-a-beira-do-mar (1988-2012)
ano eleição 
Eleitores Aptos
Votantes
Abstenções
1988
9418
8695
7,68
1992
8090
1996
9739
2000
13997
10701
17,83
2004
11671
2008
15653
12892
17,64
2012
16155
Fonte:TRE-PR


Ao olhar os dados do TRE-PR, embora incompletos (ver tabela acima) pulamos de uma abstenção de 7,7% em 1988 pra uma grossa abstenção de 17,64% em 2008. 2761 bagrinhos deixaram de votar naquela oportunidade. Se extrapolar este numero para os eleitores aptos de hoje, pode-se estimar que cerca de 2800 bagrinhos não apertarão a tecla verde da urna eletrônica no dia 7 de outubro próximo. Daria pra eleger quantos vereadores?

Evolução dos eleitores aptos a votar e os votos válidos nas eleições da Deitada-a-beira-do-mar entre 1988 e 2012; fonte: TRE-PR
E quantos desses eleitores virão votar? Uns dois mil, três mil? Se isso tudo vier votar no dia da eleição, como vai ser? Vai lotar a rodoviária, congestionar o trânsito perto do Guapê, lotar os restaurantes do mercado e da Ponta da Pita? Pena que não vai dar pra tomar uma cervejinha...
E qual o impacto nas eleições desse povo todo? São pessoas que vem de fora, logo não estão sendo computados nas pesquisas que hoje os partidos alegremente estão fazendo. Será que este dinheiro com pesquisas é um dinheiro jogado no lixo?
Enfim, são apenas algumas especulações, algumas perguntas sem nexo baseadas em dados objetivos nem tão objetivos assim. Será que a objetividade é uma coisa a se perseguir quando estamos falando de eleições, e ainda por cima eleições municipais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário