sexta-feira, 11 de julho de 2014

BRASIL SEM VERGONHA

Paisagem dos arredores de Pequim, vista da janela do avião
No dia da minha partida pra Pequim, estava cansado com os preparativos da viagem, pra deixar tudo “mazomenos” em ordem antes de uma viagem mais longa. Quando me despedi da Maria José e entrei no ônibus, lembro-me de ter visto um adesivo num carro escrito: “Brasil Vergonha”. Não sei de que, o brilho do sol não me permitiu ler mais. Vergonha de quê? Não consegui entender.
Dormi um pouco e quando acordei, na marginal, um pôr do sol pálido e tranquilo contrastava com a barulheira do transito. Tive inclusive um pouco de dor de cabeça. Quando chegamos ao aeroporto e descemos do ônibus, não tinha ninguém pra conferir os tickets de bagagem. Uma senhora campineira ao meu lado, cheia de malas, olha para os céus, e clama, com ironia: “é o Brasil”.
Corta. Depois de 26 horas e viagem e tantos quetais, eis que chegamos em Pequim. É um aeroporto enorme, com dois terminais tão afastados que temos que pegar um trem interno para pegar nossas bagagens. Depois de passar pela imigração, com seus funcionários com cara de policial, fui pegar as malas. Havia uma série de avisos para conferir suas bagagens com o funcionário. Qual funcionário? Peguei minhas malas e me fui, olhando receoso para o lado, lembrando-me da senhora campineira.
Fiquei pensando nessa historia de “Brasil vergonha” e “ai, esse é o Brasil!”, que escutamos todos os dias nas ruas, nas revistas e jornais, nas redes sociais e mesmo na mesa da sala de jantar. Eu, que saiba, só posso ser brasileiro, não tenho como pedir cidadania em outro lugar como muita gente que pode e faz. Nada contra, mas nunca senti falta.
(Às vezes brinco que só posso pedir cidadania no Xingu. Porém, dado nosso histórico de relacionamento, duvido que eles lá me deem passaporte, e com razão).
Entretanto, o que é a vergonha? É com a falta de educação do povo? É com a miséria nas ruas? É com a corrupção, o patrimonialismo e com o preconceito das “elites brancas”? É com a plebe rude e rouca das ruas? É com os sindicalistas e sua “República Sindicalista” sempre a apavorar os sonhos dos patrões?  Parece estranho, mas quando se articulam estas frases, elas estão sempre com “Eles, elas” como sujeito. Nunca “nós”. Nós não somos culpados, por ação e/ou omissão, das nossas mazelas nacionais?  O que fazemos para sana-las, a sério?
O Brasil não é o melhor país do mundo, muito menos o pior. Mazelas têm até na Noruega. Temos problemas seriíssimos e uma estrutura de sociedade que não ajuda muito. O acesso a educação é, na minha modesta opinião, o maior gargalo nacional. Vontade sincera de mudar, de incluir e educar deve ser vista com carinho. Quem realmente quer mudar pra incluir?
Não me convence o discurso da vergonha. Não tenho vergonha de ser brasileiro. Tenho vergonha sim de mazelas, de injustiças e de descalabros, como rotineiramente acontecem por aqui. Mas isso nunca vai me fazer querer ter outro passaporte, nem um endereço  no exterior. O que acho que tem que mudar eu mudo na minha pequena vida – educando pessoas (e  me educando), discutindo questões importantes, e tantas outras coisas da cidadania.

É preciso para com a vergonha, com a culpa e outros sentimentos desse naipe. Precisamos é fazer a massa, assentar os tijolos, colocar o cimento, acender o fogo, chamar os vizinhos e viver, viver , viver. Sem vergonha. 

PS - escrevi este texto antes dos 7 a 1, evidentemente

Um comentário:

  1. Bonito o texto, mas é triste quando você prepara a massa, assenta os tijolos, ergue a parede e vem um burocrata, um safado qualquer munido de um poder outorgado pelo povo e usa este de forma ilícita com intenções mesquinhas, próprias e egoístas, se apropria do seu trabalho, ou então pior, derruba tudo o que você fez simplesmente porque você não está de acordo com a vontade dele, que então, em sua concepção torpe, representa o poder do povo, mas com certeza não representa a vontade do povo. Esse burocrata nem se preocupa se aquela parede seria para construí uma escola um hospital ou até mesmo um teto para a sua família, pensa somente nas perdas dele... Então nós já desesperançosos começamos a clamar e pedir por justiça e então descobrimos que a justiça não é tão cega quanto falam, que na verdade sofre um miopia forte, e enxerga somente o que está debaixo do seu nariz ou perto de seu umbigo... é então que aparecem novos burocratas, prometendo ajudar, prometendo mudanças, mas quando se apossam do perder, dado novamente pelo povo, simplesmente perpetuam tudo isso novamente... e assim vem desde 1500... por essas e outras não condeno quem procura outros passaportes. Os brasileiros que deixam o Brasil amam esse pais e esse povo, mas não aguentam mais serem enganados, ter seu trabalho diminuído e não conseguirem simplesmente se proteger de tudo isso...

    ResponderExcluir